quarta-feira, 9 de março de 2011

O Pilates está com tudo... viemos para ficar!!!

O Pilates está com tudo... viemos para ficar!!!
Grandes organizações científicas e regulamentadoras da prática de exercícios nos EUA costumeiramente indicam no final de cada ano uma lista de tendências do mundo fitness. Tal ranking é estabelecido por pesquisas criteriosas e extensas entre professores, consumidores, revistas e outros especialistas da área de prática do exercício. Entre 2007 a 2010 o Pilates figurou entre os “TOP 10” por ser suas aulas uma das mais procuradas, equipamentos mais vendidos, sites mais procurados..., ou seja, caiu no gosto popular. Em 2011, o Pilates não apareceu entre os 10, levando muitos a questionarem sua “sobrevivência” em um mundo ditado por modismos. No entanto, uma análise das últimas listas nos chama a atenção para os temas qualificação e experiência profissional, treinamento funcional, treinamento de força, Core training, personal training, treinamento em pequenos grupos, dentre outros. Nossa observação é de o Pilates não só propõe a base para muitos destes métodos de exercícios (basta atentar as orientações do treinamento funcional e do Core), como se constitui em um método melhorado de treinamento resistido por propor um treinamento melhor controlado (controle é um dos princípios de nosso método), por se preocupar com treinamento globalizado (a especialização e o fracionamento são convencionais na musculação), por atentar aos músculos posturais e estabilizadores (normalmente esquecidos em outras formas de treinamento resistido), por sempre propor o treinamento em pequenos grupos ou mesmo personalizado. Além do mais, o Pilates é um excelente método de exercício para idosos (e todos em processo de envelhecimento), crianças e também contribui para o controle de peso corporal e combate a obesidade. Ainda, sua formação continua figurando entre as mais almejadas por estudantes e profissionais do movimento.... Isto sem contar com o reconhecimento e a remuneração normalmente oferecidos aos seus bons profissionais. Em outras palavras, continuamos entre os TOP 10... Viemos para ficar.

Para saber mais:
http://www.acsm.org/AM/Template.cfm?Section=About_ACSM&TEMPLATE=/CM/ContentDisplay.cfm&CONTENTID=15182
http://exercise.about.com/gi/o.htm?zi=1/XJ&zTi=1&sdn=exercise&cdn=health&tm=10&gps=425_241_1276_601&f=00&su=p284.9.336.ip_p674.8.336.ip_&tt=3&bt=0&bts=1&zu=http%3A//www.acefitness.org/blog/1036/ace-reveals-economic/

terça-feira, 8 de março de 2011

PILATES EM EVIDENCIA

Pilates era um homem a frente do tempo dele. Em tempos de guerra e dificuldades ele teve a inteligência empírica e intuitiva de colocar na prática corporal teorias que hoje são pesquisadas e discutidas por cientistas do movimento humano no mundo inteiro.
O respeito ao movimento funcional, adicionado ao acionamento da musculatura profunda nos leva hoje, pouco a pouco a verificar que o método Pilates é uma forte ferramenta na reformulação do movimento funcional além dos ganhos que este produz como condicionamento físico.
A “Contrologia” mesmo que filosofia e os princípios básicos do Método Pilates, se encaixam como luva no modelo de instabilidade articular desenvolvido por Manohar Panjabi.
As técnicas de estabilização segmentada tão discutidas pelos pesquisadores australianos tal como Paul Hodges, são partes inerentes principalmente aos princípios básicos do controle e precisão.
Cabe à nós  instrutores de Pilates usarmos da nossa sensibilidade para aproximar a  arte, filosofia e conhecimento acumulado de Pilates às novas evidencias da ciência moderna, afim de atendermos melhor as necessidades dos nossos clientes.

PARA SABER MAIS:

Yue JJ, Timm JP, Panjabi MM, Jaramillo-de la Torre J. Clinical application of the Panjabi neutral zone hypothesis: the Stabilimax NZ posterior lumbar dynamic stabilization system. Neurosurg Focus. 2007 Jan 15;22(1):E12.


Lee LJ, Coppieters MW, Hodges PW. En bloc control of deep and superficial thoracic muscles in sagittal loading and unloading of the trunk. Gait Posture. 2011 Mar 4.

Boas Vindas

Pessoal,

Abri este espaço para aqueles que amam o movimento humano e são apaixonados pelo Pilates.Aqui teremos a oportunidades de discutir as vertentes que o Pilates vem tomando em nosso pais, as evidencias com o método Pilates e afins.